ODIAM E.P. Manifesta Profundo Pesar pelo Falecimento do Antigo PCA, Dr. Manuel Arnaldo de Sousa Calado
Luanda, 26 de Setembro de 2025 – A Sociedade de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM E.P.) comunica, com o mais profundo pesar, o falecimento por doença do seu antigo Presidente do Conselho de Administração (PCA), o Dr. Manuel Arnaldo de Sousa Calado, ocorrido sexta-feira, 26 de Setembro, aos 66 anos de idade, na vizinha república da África do Sul.
O Dr. Calado foi uma figura proeminente e decisiva para a estruturação do subsetor diamantífero angolano, tendo dedicado a sua vida profissional ao serviço da economia nacional. Formado em Economia pela Universidade Agostinho Neto, iniciou a sua jornada no sector mineiro em 1977 e ascendeu à dupla liderança da ENDIAMA E.P. e da SODIAM E.P., onde exerceu o cargo de PCA até Novembro de 2009.
A Visão Global e o Salto da Diversificação
O seu legado na SODIAM E.P. é inegável e marca a transição da empresa para um papel de protagonista global. Mesmo tendo começado como subsidiária da ENDIAMA E.P., o Dr. Calado incutiu a visão estratégica de que a empresa, local, devia operar no mercado internacional sem depender apenas de parceiros, tendo neste quadrante impulsionado a abertura da SODIAM ANTUÉRPIA e a SODIAM TELAVIVE.
Foi sob a sua liderança que se impulsionou a diversificação e o aumento do valor acrescentado no país, um pilar essencial da estratégia moderna da SODIAM E.P. Este impulso resultou na criação do segmento de lapidação com a Angola Polishing Diamonds (APD) e na subsequente abertura de lojas de joalharia, como a Luboia, integrando a cadeia de valor do diamante angolano.
O Colectivo de Trabalhadores e Conselho de Administração da SODIAM E.P. manifestam as suas mais sentidas condolências à família enlutada e a todos os amigos. A sua visão de futuro e a sua determinação continuam a ser um guia para os nossos objectivos de internacionalização.