imprensa

SODIAM E.P PARTICIPA DO OUTLOOK 2023

A SODIAM E.P participou, recentente, do Angola OutLook 2023 sobre O Sector dos Diamantes, organizado em Luanda pelo Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.

Com efeito, Angola, durante o primeiro semestre de 2023, comercializou cerca de 2 milhões e 933 mil quilates de diamantes ao preço médio de 202,61 dólares americano por quilates, o que correspondeu ao valor bruto de aproximadamente 594,17 milhões de dólares americanos, segundo a informação prestada pelo Director Nacional de Recurso Minerais, Paulo Tanganha, no evento, que teve lugar no pretérito dia 25 de Agosto.

De acordo com a Direcção Nacional de Minas, neste período, foram recuperados cerca de 4 milhões e 93 mil quilates de diamantes, provenientes maioritariamente da actividade de exploração industrial.

Comparativamente ao período homólogo, em 2022, Paulo Tanganha disse que registou-se um decréscimo na quantidade de quilates recuperados, de aproximadamente 3,9%, com o maior contributo de produção pela Sociedade Mineira do Catoca, na ordem dos 67% da produção total.

Quanto as exportações, informou que totalizaram cerca de 4 milhões e 66 mil quilates, perfazendo o valor bruto de aproximadamente 711 milhões e 738 mil Dólares Americanos.

Comparativamente ao período homólogo registou-se um decréscimo nas exportações de apenas 2,8%. Os Emirados Árabes Unidos, com 65,6%, e a Bélgica, com 29%, foram apontados como os principais destinos das exportações de diamantes. Os outros 5,4% foram exportados para diversos destinos.

“Perspectiva-se que com a entrada em funcionamento da mina do Luaxi, localizada na Lunda Sul, o Sector cumpra com a meta de produção estabelecida para o ano de 2023, estimada em 12,41 milhões de quilates”.

Participaram do evento, além da Sodiam E.P, Endiama e as Sociedades Mineras de CATOCA, Chitotolo, Cuango, Kaixepa, Lunhinga, Somiluana, Furi e Uari-Cambange, na presença directores nacionais, administradores e funcionários do sector de diamantes.