Como sociedade de comercialização de diamantes, nós SODIAM E.P., somos a empresa pública angolana responsável por controlar e supervisionar a...
A Sodiam E.P tem como visão: “Tornar os diamantes em activos que geram futuro brilhante para Angola”; como missão “ Comercializar diamantes de...
O Conselho de Administração da SODIAM E.P. é composto pelos seguintes membros...
A SODIAM E.P actua como canal único de comercialização, definido no seu Código Mineiro, pelo facto de tomar em atenção os antecedentes históricos dos diamantes...
O Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo (PDDS) é um espaço que tem como objectivo principal congregar empresas de mineração...
O Centro de Formação de Avaliação e Lapidação de Diamantes da SODIAM E.P é uma estrutura concebida para capacitar quadros angolanos
A comercialização dos diamantes lapidados no mercado nacional é livre, devendo obedecer às condições e formalidades estabelecidas no Código Mineiro do País...
As empresas devem, no processo de compra e venda de diamantes, emitir uma declaração de compromisso de boas práticas..
O investimento social da SODIAM E.P é cada vez mais crescente: de modo regular, a empresa apoia anualmente a Fundação Brilhante, a instituiçao social, conjunta, da..
Hoje, a empresa apoia, na província do Moxico, o Futebol Clube Bravos do Maquis, tanto na sua equipa de futebol, como no centro de formação desportiva do clube..
A empresa apoia de modo contínuo a Maternidade Lucrécia Paim, a maior na capital, que permitiu melhorar as operações da Unidade de terapia intensiva ..
Existem as seguintes oportunidades no relacionamento com a SODIAM E.P: compra de diamantes brutos e investimentos nas iniciativas nas quais a empresa está...
A comercialização de diamantes brutos, para exportação ou para o mercado nacional, é efectuada nas modalidades de venda por sights, spots e leilões..
A comercialização dos diamantes lapidados no mercado nacional é livre, devendo obedecer às condições e formalidades estabelecidas no Código Mineiro do ...
Podem concorrer ao Pólo investidores nacionais e estrangeiros, empresas públicas e privadas e empresas que actuam no...
A SODIAM E.P actua como canal único de comercialização, definido no seu Código Mineiro, pelo facto de tomar em atenção os antecedentes históricos dos diamantes, relativamente à sensibilidade dos preços perante a falta de controlo sobre as produções e a susceptibilidade de serem usados como meios de financiamento de actividades ilícitas.
Com efeito, o sistema de Órgão Público de Comercialização visa garantir e uniformizar as questões metodológicas, de segurança, transparência e certificação da comercialização dos diamantes, além de facilitar o cumprimento das obrigações do Estado em sede do Sistema de Certificação do Processo Kimberley.
Além das razões referidas, a manutenção do sistema de Canal Único atende a necessidade do Estado transferir para a mesma entidade pública as funções de Órgão Público de Comercialização de Diamantes nos termos do artigo 192.º do Código Mineiro e de empresa responsável pela Aquisição Pública de Minerais Estratégicos prevista no artigo 193.º do mesmo Código.
Entretanto, para efeitos da Política de Comercialização de Diamantes Brutos, entende-se como Canal Único a via através da qual todos os diamantes brutos são comercializados e exportados para o exterior do País sob a supervisão da SODIAM – E.P.
A Bolsa de Diamantes de Angola, em processo de criação, está a ser concebida com o intuito de ser o local de eleição para a comercialização de diamantes brutos, no qual compradores de todo o mundo terão acesso a diamantes provenientes das mais diversas regiões de exploração, do país, sobretudo, com a intervenção das empresas mineiras que operam em Angola.
A missão da Bolsa de Diamantes de Angola é a de promover os interesses do sector dos diamantes em bruto e das indústrias directamente relacionadas, integrando-as na rede mundial de bolsas, na qual os principais traders internacionais passarão também a ter acesso a uma vasta oferta de diamantes provenientes de Angola.
A bolsa é concebida com 12 salas de licitação, uma academia com quatro salas de aulas, instalação de equipamentos de ebulição, serviços gerais, sala de conferências, duas salas com cofres , sala de controlo tecnológico e de tv.
A SODIAM E.P acumula, neste momento, capacidades concretas, pois a empresa tem organizado já uma série de leilões online de diamantes, regista volumes actuais de venda através da sua plataforma online e possui experiência comprovada em classificação e controlo de qualidade.
O estabelecimento da Bolsa de Diamantes em Angola vai além da ambição de vender produções a preços mais altos, mas sim elevar a equipa a um nível mais alto para que depois de um processo de aprendizagem, a maioria das actividades possa ser realizada internamente sem recurso a consultores externos.
Copyright © 2000-2024 Sodiam Todos os direitos reservados